movies that i feel
Posted: domingo, 11 de julho de 2010 by André Luiz Foganholi in Tag: Cultura, Filmes, FilosofiaFilmes, filmes e mais filmes. Uma das coisas que eu mais amo é ver filmes, geralmente os prefiro em relação à farras. E esse post estou fazendo porque acho que devo escrever um pouco sobre minhas experiências com a sétima arte, principalmente porque ultimamente tenho me deparado com filmes extremamente fantásticos. Hoje, assisti ao filme Passageiros, com a Anne Hathaway e só posso dizer uma coisa: meus olhos estão vermelhos até agora, porém mais do que isso, sinto que algumas prioridades da minha vida estão renovadas. Não teria graça se eu contasse do que o filme se trata, e acho que mesmo lendo sua sinopse já estraga um pouco a surpresa, que é de aniquilar o ar do ambiente. Gostaria de saber porque precisamos de mensagens como essas para acordar e reanalizar nossa vida e como estamos levando-a, como estamos tratando nossos parentes, amigos, colegas. Ao mesmo tempo em que é revelador, dá medo. A mentira está escondida com fragmentos da verdade... E existem textos/filmes/músicas que nos colocam de volta na humildade de nosso lugar, para pensarmos, analisarmos e darmos o pontapé inicial para a mudança, porque mais importante do que só pensar é agir.
Tais lições, não são encontradas em filmes populares. Como quase tudo que é bom, é necessário que tenhamos um esforço maior para encontrar o que vale a pena, por isso, deixo a dica dos últimos filmes que realmente mexeram comigo, meus sentimentos e minha vida em geral:
Eles Estão Bem (2009)
Passageiros (2008)
Up - Altas Aventuras (2009)
A Troca (2008)
O Leitor (2008)
Testemunhas de Uma Guerra (2009)
Ficam filmes "atuais". Talvez depois eu fale sobre filmes mais antigos que também marcaram, e outro sobre filmes que são só filmes, mas talvez exista algum motivo para eu estar tão ligado a esses filmes existencialistas nesse momento, por isso preferi deixá-los em evidencia.