Porque somos tão egocêntricos? Ao nascer já queremos toda a atenção, choramos alto, queremos colo. Esse egocentrismo todo nos faz muitas vezes deixar de lado a opinião das outras pessoas de lado. É cruel, mas nunca na vida deixamos de fazê-lo. Deveríamos ser mais sociáveis, aprender a escutar mais e conseqüentemente aprender mais.
Quem sempre está aberto e atento ao que outras pessoas tem a dizer, embora não sejamos obrigados a concordar com o que está sendo dito, está cada vez mais perto de uma leveza espiritual e “utópica” (!). Ouvir, analisar, absorver e deletar com respeito deveria ser uma função básica de nosso organismo. Dessa forma o mundo seria melhor, ou pelo menos mais unido.
Nós temos que chamar atenção, nós temos que nos valorizar, nós temos que fazer merchandising de nós mesmo pra conquistarmos um emprego, amigos e affairs em geral. Só que tudo isso tem um limite e precisa ser bem administrado. Falta de amor próprio também não rola, né?! Mas como tudo na vida, bem dosado, não faz mal.